segunda-feira, maio 11

ATIVIDADES DE ENSINO RELIGIOSO - 8º ANO - DATA: 11/05/2020


ATIVIDADES DE ENSINO RELIGIOSO  - 8º ANO - DATA: 11/05/2020

PROFESSORA DENISE JORGENS

Querido(a)s aluno (a) s, espero que todos estejam bem, em casa e hidratados.

Esta é a primeira atividade de ENSINO RELIGIOSO.
Os exercícios devem ser resolvidos no seu caderno.
Consulte seu material, faça os exercícios e conte comigo para as dúvidas.
 Não deixe de perguntar e BONS ESTUDOS e, o mais importante, FIQUEM BEM E EM CASA.
SAUDADE DE VOCÊS.

Leia os textos abaixo:

Texto 1




Texto 2

Ser grato pode modificar seu cérebro! Esta foi a conclusão que chegaram pesquisadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos. Quarenta e três voluntários que estavam em tratamento contra depressão e ansiedade foram convidados a participar do estudo. Eles realizaram atividades semanais em grupo, mas somente metade deles tinha uma missão: escrever cartas de agradecimento a destinatários diferentes, que poderiam ou não ser entregues.
Três meses depois de iniciar essas “sessões de gratidão”, todos passaram por um escaneamento cerebral. Simultaneamente, os pesquisadores realizavam outro exercício, que consistia em visualizar fotos de pessoas que seriam doadoras desta pesquisa. Mesmo sabendo que participavam de um estudo, os voluntários que escreveram as cartas tinham a atividade cerebral diferente das pessoas que não escreveram.
Os pesquisadores, no entanto fizeram questão de dizer que as áreas do cérebro responsáveis pelo sentimento de gratidão reagiram diferentes das que expressam empatia, por exemplo. Seria um sentimento único. Os pacientes relataram que semanas após o estudo, eles tornaram-se mais gratos, como se estivesse “gravado” na cabeça deles.
Os estudiosos ainda consideram precoces as resoluções sobre os efeitos da gratidão nas nossas vidas, mas concluem fazendo uma comparação: Exercitar a gratidão no cotidiano é como exercitar um músculo do corpo, quanto mais pratica mais efeitos em longo prazo se obtém. A pessoa fica propensa a ser espontaneamente grato. O artigo foi publicado no Jornal Científico NeuroImage, em março de 2016.

Responda:

1) Você tem o hábito de agradecer pelas coisas que acontecem na sua vida?
2) Você acredita ser grato ajuda-nos a viver melhor?
3) Faça uma lista de coisas que você agradeceria hoje.