segunda-feira, junho 1

ATIVIDADE PORTUGUÊS EJA ETAPA III E IV

AULA DE PORTUGUÊS – ETAPA 3 E 4 – Profª Elizabete Pippi

 A partir da leitura dos textos motivadores seguintes e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, faça o que se pede. 

Texto I: Pandemia e empatia: o que podemos aprender com o Coronavírus 

Desde que o Coronavírus se espalhou vertiginosamente e a OMS (Organização Mundial da Saúde) decretou uma pandemia, o mundo virou um caos. A sensação de fragilidade, vulnerabilidade e impotência tomou conta das pessoas. De todas as idades, culturas, raças e religiões. As diferenças ficaram de lado. Hoje, somos um só. Aí que entra a empatia. “Como usar essa adversidade global que o Coronavírus representa como uma curva de aprendizado para praticar o amor e a equanimidade? Quando nos preocupamos com os outros, geralmente, temos a tendência de pensar nas pessoas dentro do nosso núcleo: nós mesmos, nossa família e nossos amigos. O momento atual nos traz a oportunidade de expandir nossa mente, exercitar o altruísmo e se preocupar pelo bem de todos os seres. Quem quer que seja e onde quer que esteja [...] A empatia significa ‘colocar-se no lugar do outro’, sentir suas emoções. Neste momento difícil, precisamos demonstrar interesse genuíno e ativo diante das preocupações, especialmente dos idosos e dos portadores de doenças que estão no grupo de risco do Coronavírus”, explica Elaine Di Sarno, psicóloga com especialização em Avaliação Psicológica e Neuropsicológica, e Terapia Cognitivo Comportamental, ambas pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas – FMUSP. [...]“Talvez você não esteja no grupo de risco do Coronavírus, mas já olhou a sua volta? [...] https://diariodoturismo.com.br/pandemia-e-empatia-o-que-podemos-aprender-com-o-coronavirus/

 Texto II

 Governo estabelece serviços essenciais que não podem parar durante pandemia de Coronavírus...

 A ação foi tomada pelo presidente da república, após diversos governos estaduais tomarem medidas para restringir a circulação de pessoas de forma a diminuir a disseminação do Coronavírus. O presidente Jair Bolsonaro regulamentou, por meio de medida provisória e decreto, os serviços essenciais que não devem ser interrompidos durante o período de combate ao Coronavírus, e também estabeleceu novos procedimentos para simplificar as compras públicas destinadas ao enfrentamento da emergência de saúde pública. Decreto presidencial com data de sexta-feira, divulgado pelo Palácio do Planalto neste sábado, aponta como essenciais serviços como assistência à saúde, atividades de segurança pública e privada, o transporte intermunicipal, interestadual e internacional de passageiros, serviços bancários não presenciais e o mercado de capitais e seguros, entre outros. 

            Texto III

Estudo dos textos:

  1. De acordo com o Texto I o que é empatia?


 2) Pesquise no dicionário o significado das palavras abaixo:

  Vertiginosamente

  Pandemia

  Equanimidade

  Altruísmo 

Genuíno 


  1. De acordo com o Texto II, por que o governo restringiu a circulação de pessoas? 


  1. Você concorda que serviços essenciais não devem ser interrompidos durante o período de combate ao Coronavírus? (Explique)


Quais serviços você considera essenciais? 


5) De acordo com o Texto III, responda 

Por que Mafalda pediu que o amigo fizesse silêncio? 


O que representa o último quadrinho?

 

Para você, o que significa falar que o mundo está doente?


 Produção escrita Juntos, estamos enfrentando uma situação sem precedentes. A pandemia do Coronavírus está afetando todas as nossas famílias, amigos, comunidades e o nosso estilo de vida. Em primeiro lugar, nossos corações estão com as pessoas impactadas pelo vírus, direta ou indiretamente. Nossos pensamentos estão direcionados especialmente àqueles que estão doentes, para os quais estendemos nosso desejo de uma rápida e completa recuperação. E nós estamos verdadeiramente inspirados pelo trabalho dedicado de todos os trabalhadores da “Limpeza Urbana, Profissionais de Saúde, Farmacêuticos, Motoristas, Pesquisadores, Policiais, Bombeiros, Motoboys, Repórteres, Correios e Comerciantes” em todo nosso país, pessoas que estão na linha de frente, trabalhando de maneira incansável para cuidar das pessoas que estão em necessidade. A partir desse pressuposto, escolha uma dessas profissões elencadas acima e elabore um Bilhete de agradecimento para ser publicado após retorno no mural de sua escola, onde poderá reconhecer e incentivar o trabalho dessas pessoas de forma elegante e oficial, indivíduos os quais têm feito de tudo para nos amparar nesse momento de calamidade mundial. 


Bilhete/Estrutura

 O Bilhete é um tipo de texto cotidiano frequente empregado em contextos informais e escrito entre pessoas que possuam um grau de afetividade. Em resumo, são textos comunicativos que contém mensagens simples os quais são escritos em pequenos papéis ou ambientes virtuais e enviados para a amiga de escola, irmão, mãe, dentre outros. Ainda que sua principal função seja informar alguém sobre algo, os usos dos bilhetes são muito amplos e podem ser escritos para fazer um convite, relatar um fato, solicitar ou avisar algo dentre outros. “E na função desse projeto agradecer e incentivar aqueles que seguem trabalhando por todos”. Observações: Seu texto deve ter a estrutura apresentada acima. Use e abuse de sua criatividade.